domingo, 20 de outubro de 2013

Sebastiano Biavati


Sebastiano Biavati foi tanto curiosidade como curador do famoso gabinete de curiosidades Museo Cospiano de Ferdinando Cospi, em Bolonha, no século 17. Era seu dever de cuidar da fabulosa coleção de Cospi (em ambos os sentidos da palavra), bem como apresentar-se aos seus curiosos visitantes.


Ferdinando Cospi e seu guardião Sebastiano Biavati (De Museo Cospiano, Bologna, 1677)

Marchese Ferdinando Cospi era um colecionador aristocrática do século 17 que se interessava sobretudo por curiosidades naturais. Como outras coleções de seu tempo, a sua era recebida com bastante restrição aos olhos dos outros nobres, estadistas e ricaços. Cospi se deleitava com sua coleção particular (que foi doada à Bolonha para pesquisa na segunda metade de sua vida) onde constavam itens que chocavam, impressionavam e divertiam.      


Pelo que li, o anão Sebastiano Biavati não era um funcionário de Cospi, nem havia entre eles uma relação de amizade, como ocorreu entre Tom Thumb e P T Barnum. Biavati foi mais um item (só que vivo) de Cospi.

Infelizmente não encontrei muitas informações sobre o anão Sebastiano. E as que encontrei são um tanto nebulosas. Mas fica aqui o registro deste zelador de gabinete de curiosidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário