Quem nunca se acabou de rir com esse cara precisa urgentemente abrir o torrent e baixar clássicos do porte de Eu, Eu Mesmo e Irene; Papai Noel às Avessas e Sexta Feira em Apuros. Com seu jeito mau humorado e turrão, esse americano nascido em 1958 foi construindo uma respeitável carreira em Hollywood, sendo reconhecido de imediato, mesmo quando é um coadjuvante.
Nascido em Manhattan, Nova Yorque, passou a infância em em Uniontown, Alabama, com seus avós. Conheceu sua futura esposa, Otélia, durante o ensino médio. Casaram em 1981, quando Tony tinha 23 anos.
Tony Cox tocava bateria desde os 10 anos de idade, e após o ensino médio foi para a universidade do Alabama para estudar música. Mas ele tocava de ouvido, e era incapaz de ler partituras. Isso fez com que ele não conseguisse ser admitido no curso.
PENITENTIARY II, Tony Cox, 1982
Pouco tempo depois Cox resolveu investir na atuação, inspirado pelo ator Billy Barty, também anão e fundador da organização Little People of America. Incentivado por parentes e amigos ele se mudou para Los Angeles aos 18 anos e começou a ter aulas de atuação.
Sua primeira participação no cinema se deu aos 22 anos, ainda com o nome de Joe Anthony Cox, em 1980, na comédia de horror Dr. Heckyl and Mr. Hype. Participou de um filme do Cheech e Chong e algumas comédias, comerciais e programas de tv. Em 1983 ele foi um dos Ewoks no Star Wars - O Retorno de Jedi (ele interpretou o Ewok Widdle Warrick, que também aparece em Caravana da Coragem e A Batalha de Endor). Participou também de Willow - Na Terra da Magia.
Pra quem quiser uma tarde agradável, taqui os dois filmes com a dublagem original.
Os dois clipes a seguir, o primeiro do Eminem, e o segundo do Snoop Dogg, tem a participação de Tony Cox.
Bem, é isso. A seguir, algumas imagens de filmes em que ele participou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário