Billy Barty (25 de outubro de 1924 - 23 de dezembro de 2000) foi um ator de cinema norte-americano. Na vida adulta media um metro e quatorze centímetros, e por causa de sua baixa estatura, ele era frequentemente escalado para filmes e episódios de tv, atuando ao lado de artistas mais altos. Era conhecido por sua grande energia e entusiasmo em qualquer produção da qual participasse.
De ascendência italiana, Barty, nasceu William John Bertanzetti, em Millsboro, Pensilvânia. De 1962 até sua morte, ele foi casado com Shirley Bolingbroke de Malad City, Idaho. Eles tiveram dois filhos, Lori Neilson e o produtor de cinema e tv Braden Barty. Barty e sua família eram membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (mórmons).
Ele contracenou com Mickey Rooney nos curtas mudos de Mickey McGuire, uma série de comédias infantis da década de 1920 similar no tom às comédias de "Our Gang" e "Little Rascals". Em The Gold Diggers of 1933, Barty, então com nove anos, apareceu no papel de um bebê que escapa do carrinho.
Em função de sua estatura, muito de seu trabalho consistiu de pequenas partes, embora ele tenha aparecido com destaque em The Day of the Locust (1975), W. C. Fields and Me (1976), The Happy Hooker Goes To Washington (1977), Foul Play e The Lord of the Rings (ambos de 1978), Under the Rainbow (1981), Night Patrol (1984), Legend (1985), Masters of the Universe (1987), Willow (1988), UHF (1989), Life Stinks e Radioland Murders (1994). Ele também fez uma notável interpretação do pianista Liberace. Ele se apresentou no grupo de comédia musical de Spike Jones nos palcos e na televisão.
Barty também estrelou um programa de televisão do Sul da Califórnia em meados da década de 1960, de nome "Billy Barty's Bigtop", que mostrava com frequência curtas d'Os Três Patetas. Um dos três participantes do grupo, Moe Howard visitou-o no programa na condição de convidado-surpresa. O programa deu a muitas crianças da região de Los Angeles a primeira oportunidade de se familiarizar com pessoas mais baixinhas, até então mais mostradas apenas como curiosidades.
Barty era um ativista notável para a promoção de direitos para outras pessoas com nanismo. Ele ficou desapontado com a insistência do contemporâneo Hervé Villechaize que afirmava que eram "anões", em vez de atores com nanismo. Barty fundou a Little People of America organização para ajudar as pessoas com nanismo em 1957, quando ele chamou as pessoas de baixa estatura para se juntar a ele em uma reunião em Reno, Nevada. Essa reunião original de 21 pessoas cresceu e se tornou Little People of America, um grupo que até 2010 tinha mais de 6.800 membros. Foi a primeira organização norte-americana para pessoas pequenas.
Billy Bart e Anões da América reunidos em Reno, 1957.